FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 08 de Agosto de 2023 às 14h48

Os Benefícios da Castração em Cães e Gatos: Uma Decisão Responsável!

Os Benefícios da Castração em Cães e Gatos: Uma Decisão Responsável!

A castração para o seu pet é uma decisão responsável que oferece vários benefícios para o bem-estar dos animais e da sociedade em geral. Neste texto, discutiremos os benefícios da castração em cães e gatos, destacando a importância dessa decisão responsável para o bem-estar dos animais:

  • Controle Populacional: Um dos principais benefícios da castração é o controle populacional. A superpopulação de animais abandonados é um problema sério e recorrente em muitas regiões do mundo. Ao seu pet, evitará a reprodução descontrolada, a obediência ao número de animais abandonados e, consequentemente, assistimos ao sofrimento e à sobrecarga dos abrigos de animais.
  • Saúde e Longevidade: A castração também pode contribuir para a saúde e a longevidade deles. Em fêmeas, a cirurgia reduz o risco de câncer de mama e uterinas, como a piometra. Já nos machos, ela ajuda a prevenir o câncer de testículo e reduzir as chances de problemas de próstata. Além disso, a castração pode ajudar a evitar comportamentos relacionados à reprodução, que podem ser arriscados para a saúde dos animais.
  •  Controle de Comportamento: Em muitos casos, a castração pode ajudar a reduzir alguns comportamentos externos deles. Em cães machos, a agressividade territorial e a tendência a vagar em busca de parceiras são frequentemente atenuadas após a castração.
  •  Diminuição de Marcação e Marcação Territorial: A marcação de território com urina é comum em animais não castrados, principalmente em cães machos. A castração pode ajudar a reduzir esse comportamento, tornando o ambiente doméstico mais limpo e agradável para tutores e animais.
  •  Contribuição para a Saúde Pública: A castração também pode trazer benefícios à saúde pública. Animais não castrados têm maior probabilidade de transmitir doenças infecciosas durante o ato reprodutivo. A castração diminui o risco de controle de doenças, protegendo tanto os animais como as pessoas que têm contato com eles.
  • Redução de Riscos de Acidentes: Animais não castrados, especialmente cães machos, podem se tornar mais agitados e agressivos durante o período de cio das fêmeas. Isso aumenta o risco de brigas e acidentes, tanto para os próprios animais como para outras pessoas e animais ao redor. A castração ajuda a reduzir esses riscos, promovendo um ambiente mais seguro.


A castração em cães e gatos é uma decisão responsável que oferece vários benefícios para o bem-estar dos animais. Além do controle populacional, ela contribui para a saúde, longevidade.

Por meio da castração, você tutor assume um papel ativo na proteção e no cuidado do seu melhor amigo de quatro patas, garantindo uma vida mais saudável e equilibrada para eles e ajudando a construir uma sociedade mais consciente e compassiva para com os pets. Mas lembre, antes de realizar uma castração, é fundamental consultar um Médico Veterinário para avaliar as melhores opções e entender os cuidados necessários durante o processo de recuperação pós-cirúrgica.

Agora que você já leu as vantagens que terá para o seu pet, aproveite para agendar a avaliação com uma de nossas Secretárias.
Nossa missão é cuidar bem do seu pet!     

Agende avaliação do seu pet! ⇒ https://lkt.bio/ciavet          

(49) 99188-6939 WhatsApp

(49) 98818 0193 Emergências

Avenida Fernando Machado 678 E - Centro 

                                                                                                                                                                                                                                                            

Veja também

Giardíase Canica02/04/20 O que é giárdia em cachorro? É uma infecção intestinal causada pelo protozoário giárdia lamblia, é uma zoonose, ou seja, transmissível ao homem. O cachorro adquire giárdia por contato com fezes contaminadas, ou ainda com a ingestão de água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). O cisto é a forma......
Hábitos que prejudicam a saúde bucal do seu pet! 15/08/23 Cuidar da saúde bucal dos pets é fundamental para garantir uma vida saudável e feliz. No entanto, alguns hábitos podem prejudicar a saúde bucal do animal de estimação, e muitos tutores não......
Fevereiro roxo: Cuidados com os pets idosos!05/02Fevereiro roxo: Cuidados com os pets idosos! A importância da prevenção de doenças em animais idosos é um tema crucial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pets. À medida que envelhecem, os animais de estimação tornam-se mais......

Voltar para BLOG