FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 03 de Agosto de 2023 às 10h37

Como é realizado o procedimento de tratamento periodontal nos pets?

Como é realizado o procedimento de tratamento periodontal nos pets?

O tratamento periodontal nos pets, é um procedimento essencial para a saúde bucal deles, assim como é para os seres humanos. A doença periodontal é uma das condições mais comuns em animais de quarentena e pode levar a problemas graves se não forem tratados.

O tratamento periodontal é realizado em etapas e normalmente envolve o trabalho de um médico veterinário especializado em odontologia.                                                                        Aqui estão as principais etapas do tratamento:

1. Avaliação com o Veterinário: O veterinário fará um exame completo da boca do seu animal para avaliar a saúde geral dos dentes, gengivas e outros tecidos orais. Isso pode incluir a realização de radiografias para identificar problemas ocultos abaixo da linha da gengiva.
Incluindo exames pré-operatórios: exames de sangue e cardiologicos. 
2. Limpeza dentária: O primeiro passo é fazer uma limpeza dentária profunda, conhecida como "profilaxia", para remover o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes. Isso é feito sob anestesia geral, para garantir que o animal fique imóvel e confortável durante o procedimento.
3. Remoção de tártaro abaixo da linha da gengiva: Se houver acúmulo significativo de tártaro abaixo da linha da gengiva, o veterinário irá remover cuidadosamente o tártaro de forma geral, evitando danos aos tecidos gengivais.
4. Alisamento radicular: Esse passo envolve a remoção das superfícies irregulares da raiz dos dentes. Isso é feito para ajudar na cicatrização dos tecidos gengivais e para evitar futuros acúmulos de placa e tártaro.
5. Tratamento de áreas protegidas: Se houver gengivite (inflamação das gengivas) ou bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas), o veterinário pode realizar um tratamento específico nessas áreas.
6. Cuidados pós-tratamento: Após o tratamento periodontal, é importante que você siga as orientações do veterinário para cuidar da saúde bucal do seu animal em casa. Isso pode incluir escovação dos dentes, uso de enxaguantes bucais apropriados e alimentação de dieta adequada para a saúde bucal.

É importante notar que, assim como em seres humanos, o tratamento periodontal em animais pode exigir mais de uma sessão, especialmente se a doença estiver em fase avançada. Além disso, para garantir o bem-estar e segurança do seu animal durante o procedimento, uma anestesia geral é geralmente necessária.

Se você notar qualquer sinal de problemas seguidos em seu melhor amigo, como mau hálito, gengivas vermelhas ou inflamadas, dentes soltos ou dificuldades na alimentação, é importante procurar um médico veterinário o mais rápido possível para que ele possa avaliar e propor o tratamento mais adequado. A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral do seu pet e pode impactar significativamente sua qualidade de vida.

Recomendações para manutenção da saúde bucal através de cuidados odontológicos em casa. Reavaliações periódicas.

Já agendou a avaliação do seu pet? ??

(49) 9 9188-6939 | WhatsApp
(49) 9 8818 0193 | Emergências

Nossa missão é cuidar bem do seu pet! 

Para mais informações: 

https://lkt.bio/ciavet 

Aqui na CIAVET ele passará por uma avaliação com os nossos Médicos Veterinários.
Entre em contato para mais informações:
Gostou do conteúde? Curte e compartilhe! 

Veja também

Os pets também precisam de cuidados no inverno.26/06/23Os pets também precisam de cuidados no inverno O inverno chegou e nossos amigos de quatro patas também precisam de cuidados; algumas pessoas ainda acham que, por terem pelos, os animais de estimação não sofrem com o frio, porém o inverno afeta o dia a dia dos pets e também pode agravar doenças preexistentes. O seu pet pode apresentar dores nas articulações, é necessário redobrar......
Mês de Março: Conscientização às doenças renais em cães e gatos!01/03/23Mês de Março: Conscientização às doenças renais em cães e gatos! O mês de Março iniciou e com ele vamos estar falando sobre a conscientização às doenças renais em cães e gatos e sua importância e cuidado durante toda a vida do seu pet. Está doença acaba......

Voltar para BLOG