Postado em 12 de Julho às 10h03

Benefícios da castração em machos

Mesmo com o avanço da medicina veterinária e das informações acerca das vantagens para o animal, muitos tutores ainda sentem dó de submeter seus amiguinhos à castração.

Mas, além de auxiliar no controle populacional de cães e gatos que, muitas vezes, infelizmente acabam sendo abandonados, a castração traz diversos benefícios para a qualidade de vida dos patudinhos.

Seu comportamento tende a ficar mais dócil, o risco de que o macho fuja de casa atrás de fêmeas no cio diminui e reduz também a demarcação de território e a agressividade com outros machos e visitas.

Para a saúde do animal, a castração evita a transmissão de doenças pelo acasalamento e ainda previne o desenvolvimento de câncer nos testículos e na próstata, no caso dos machos.

Não existe uma regra específica para quando é o melhor momento de se castrar um macho, o que depende da raça e da condição física do pet. Geralmente, após os 4 ou 5 meses de vida, se os exames pré-operatórios mostrarem que está tudo bem com a saúde do amiguinho, a castração pode ser realizada.

Aqui na Ciavet temos uma estrutura completa para a realização de exames e castração de cães e gatos, além de muito carinho durante todos os processos e o acompanhamento no pós operatório.

Ainda tem dúvidas sobre a castração? Entre em contato com a gente!

Veja também

Menstruação ou cio? Entenda tudo sobre ciclo estral10/12/20  As cadelas não castradas entram no cio muita gente sabe, mas será que é possível dizer que cachorra menstrua ou ocorre algo diferente no organismo dessas amigas de quatro patas? Numa roda de amigos se você comentar que sua cachorra está menstruada, eles vão entender que você está se referindo aos sangramentos que está acontecendo com sua......
Aprenda a como escovar os dentes do seu cachorro 21/12/20 A saúde do nosso melhor amigo sempre deve ser levada a séria. Entre os cuidados periódicos que devemos ter com nosso cãozinho está a limpeza bucal. Mesmo sendo algo importante, muitas pessoas não sabem ainda como......
O seu pet está com as vacinas em dia?12/08 Manter a vacinação atualizada é muito importante para a qualidade de vida do seu melhor amigo. Por isso, vamos falar sobre prevenção. Vacinar é um ato de amor! As vacinas dos nossos pets são muito importantes......

Voltar para Blog

Fale conosco!