FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 16 de Março de 2023 às 09h54

Mês de Março: Conscientização às doenças renais | Cuidados com a saúde bucal do seu pet!

Mês de Março: Conscientização às doenças renais | Cuidados com a saúde bucal do seu pet!

A doença periodental pode afetar os rins do seu pet, além de ser a causa de vários problemas de saúde no seu animal também.

Essa doença ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Além de comprometer o próprio dente e seus tecidos de sustentação, as bactérias podem levar ao surgimento de doenças sistêmicas como a doença renal (glomerulonefrite). Esses diversos problemas acontecem porquê, as bactérias presentes na boca, causam uma inflamação da gengiva que pode sangrar durante a mastigação, higiene e brincadeiras. Esse sangramento gengival, facilita a penetração dessas bactérias na corrente sanguínea.

A presença de cálculos dentários, independente se está no início ou em um estágio mais grave, pode levar ao desenvolvimento da Doença Renal Crônica, é uma doença silenciosa, muitas vezes só percebida em estágios avançado, quando o cão ou gato passa a apresentar Insuficiência Renal.

Portanto, é de extrema importância a avaliação da boca dos pets.

Alguns dos sinais clássicos que eles apresentam na doença periodontal:
• Problemas ao morder e mastigar os alimentos
• Sangramentos e/ou gengivas vermelhas
• Dentes moles
• Sangue na tigela de água ou nos brinquedos.
• Mau hálito (halitose, bafinho ?)
• Salivação com sangue
Entre outros...

A melhor maneira de prevenir a doença periodontal no seu cão é fazendo a escovação correta dos dentes do animal. O ideal é que esse hábito aconteça diariamente.
(Não use pasta de dente comum, de humanos. Escove os dentes do seu cão com um creme dental específico para ele. Já a escova pode ser uma comum, com cerdas macias ou, se preferir, utilize as dedeiras).

Não se esqueça de consultar um Médico Veterinário regularmente, para ele estar avaliando a boca do seu pet e solicitar a realização de exames periódicos para avaliar a função Renal.
Caso ele esteja com placas baterianas e dependendo da fase que está, ele precisará de tratamento periodontal (limpeza dos dentes ?).

A saúde do seu pet começa pela boca!
Vamos agendar a avaliando do seu pet?


Nos chame via WhatsApp e agende a consulta.

? (49) 9 9188-6939 WhatsApp
? (49) 9 8818 0193 Emergências

Gostou do conteúde? Curte e compartilhe! 

Veja também

Como cuidar da saúde do seu pet em cada fase da vida! 22/08/23Como cuidar da saúde do seu pet em cada fase da vida! Cuidar da saúde do pet em cada fase da vida é essencial para garantir que ele tenha uma vida longa e saudável. Abaixo estão algumas dicas importantes para cuidar da saúde do seu pet em cada fase da vida: Filhotes Alimentação: Os filhotes precisam de uma dieta rica em nutrientes para crescer e se desenvolver. É importante escolher uma......
3 doenças que pets e humanos têm em comum30/03/21 Como seres vivos que somos, é natural que animais e pessoas apresentem doenças semelhantes, tendo cada um suas particularidades, como sintomas, diagnóstico, tratamento e recuperação. Os hábitos de vida influenciam diretamente no bem-estar e na prevenção de......
O seu pet está com as vacinas em dia?12/08/21 Manter a vacinação atualizada é muito importante para a qualidade de vida do seu melhor amigo. Por isso, vamos falar sobre prevenção. Vacinar é um ato de amor! As vacinas dos nossos pets são muito importantes......

Voltar para BLOG