FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 18 de Dezembro de 2020 às 09h31

Lista de alimento que não devem ser ofertados para os pets no natal

Cachorros (27)Gatos (21)Dicas e Cuidados (36)

Para muitos, a ceia de Natal é o momento mais esperado das comemorações de fim de ano. Além da companhia especial, mesas fartas e variadas marcam a data, o que exige muito cuidado do tutor para que os animais de companhia não consumam determinados alimentos, como as uvas e passas. As uvas são frutas amplamente consumidas nas festas de fim de ano, in natura ou em passas. Porém, ainda que muitos humanos as adorem, o alimento pode gerar intoxicações graves nos pets, causando problemas renais e quadros que podem até evoluir a óbito.

As carnes e demais pratos temperados também não fogem do aviso. Um bom prato natalino certamente estará repleto de alho e cebola. Esses vegetais, pertencentes ao gênero Allium, podem causar alterações sanguíneas (oxidação da hemoglobina) significativas nos pets, mesmo em quantidades pequenas ou após terem sido cozidos. Também se encontram na lista as nozes, especialmente da macadâmia, presentes em diversos alimentos, são tóxicas aos pets, podendo gerar diarreia, vômito, hipertermia, taquipneia (respiração mais rápida), pancreatite e reações alérgicas.

Já sobre os doces, que despertam uma maior preocupação, os mais perigosos são o chocotone, o pavê e quaisquer outros que tenham chocolate e receitas que levem leite condensado. É importante destacar também que doces diets, apesar de serem considerados mais saudáveis para os humanos, podem ser ainda mais prejudiciais aos pets. Alguns adoçantes normalmente utilizados, como o xilitol, são altamente tóxicos e causam quadros severos de hipoglicemia, gerando fraqueza intensa e até convulsões.

Por fim, ressaltamos que, em geral, a maioria dos alimentos consumidos nessa época do ano pode gerar diarreia e/ou vômito nos pets, pois são alimentos "estranhos" para o trato digestivo deles. Para evitar passar as festas com alguém da família passando mal, é aconselhável guardar os alimentos da ceia somente para os humanos. O que o pet vai precisar é a companhia de seus tutores e de uma dieta adequada, com petiscos, suplementos e produtos específicos para ele.

De olho nos ossos, sabemos que os cães principalmente adoram ossos, mas não é recomendado oferecê-los, já que podem ser engolidos inteiros e obstruir porções do sistema digestivo, podendo levar o cão a precisar passar por uma cirurgia rapidamente. Além disso, mesmo que sejam triturados, eles podem formar lascas que perfurem diferentes partes do estômago ou intestino, o que também pode ser fatal.

A CIAVET está a disposição para ajudar você e seu amigão!

Fonte: http://caesegatos.com.br/noticia/veterin-rio-lista-alimentos-que-n-o-devem-ser-ofertados-aos-pets-no-natal

Veja também

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo02/04/20 O “banheiro” do cão deve ficar em um local tranqüilo, afastado da área onde ele descansa ou se alimenta. No momento em que o cãozinho fizer as necessidades no local desejado, é preciso utilizar palavras de incentivo, em tom carinhoso, para reforçar a ação. A utilização de produtos atrativos e repelentes pode auxiliar no processo de......
Os pets também precisam de cuidados no inverno.26/06/23Os pets também precisam de cuidados no inverno O inverno chegou e nossos amigos de quatro patas também precisam de cuidados; algumas pessoas ainda acham que, por terem pelos, os animais de estimação não sofrem com o frio, porém o inverno afeta o dia a dia dos pets e......
Vermífugo para filhotes de gatos02/04/20 Dar vermífugo para filhotes de gato é de extrema importância. Não há possibilidade de pular essa parte tão importante na criação desse felino, pois todos eles são propensos a vermes, não......

Voltar para BLOG