Postado em 22 de Junho às 17h57

Cuidados com cães e gatos no inverno

Cães e gatos costumam ter poucos problemas com o frio e muitos até gostam das baixas temperaturas, além de ser um bom período para estimular a prática de exercícios físicos. No entanto, também é no inverno que a imunidade tende a baixar, deixando o animal mais suscetível a doenças. Por isso, é preciso reforçar alguns cuidados com pets, principalmente com animais idosos e filhotes.

Entre os casos mais comuns estão os resfriados, com sintomas parecidos com os da gripe humana e que costumam passar em poucos dias, mas que em determinados casos podem evoluir e gerar doenças respiratórias bem mais graves, como pneumonia. Por isso, é importante manter a vacinação do seu amiguinho sempre em dia e ficar atento à qualidade da alimentação, que deve garantir os nutrientes necessários para uma boa imunidade.

Pets idosos também podem sofrer muito no frio com problemas nas articulações, portanto, é recomendado o uso de roupinhas para ajudar a esquentar, caso o seu amiguinho tolere. Outra dica é estimular o banho de sol e os exercícios físicos. Porém, evite passeios em períodos mais frios do dia.

Outros cuidados incluem diminuir a frequência de banhos e aumentar a frequência da escovação dos pelos, para, pelo menos, três vezes por semana, pois, no frio, eles tendem a se lamber mais, o que forma bolas de pelo no estômago e, nos gatos, pode ocasionar constipação intestinal.

Mesmo com todos os cuidados, fique atento às mudanças no comportamento do seu pet, pois elas geralmente demonstram que algo não está bem. Nesse caso, a CIAVET está à disposição para diagnosticar e cuidar do seu companheirinho com muito amor e carinho.

Veja também

Qual a velocidade de crescimento correta para o meu cão02/04/20 O ritmo de crescimento dos cães é muito diferente dos seres humanos; sua infância e adolescência são muito curtas comparadas à idade adulta. No período de crescimento as exigências nutricionais são mais altas justificando a existência de um produto específico para esta idade (até um ano de idade ou um ano e meio para raças grandes......
Comportamento: seu cão sofre de ansiedade de separação?17/05 Pets que são muito apegados a seus tutores podem sofrer de ansiedade ao ficarem sozinhos em casa. Gatos geralmente conseguem passar mais tempo sozinhos, mas os cães são os que mais demonstram dependência e isso reflete em seu comportamento. O ?mau?......
Gatos e sua bola de pelo: saiba como e por que ela se forma08/12/20  Como sabemos, os gatos são animais extremamente limpos. Acontece que, diferente dos cachorros, eles mesmos costumam cuidar da sua higiene ao se lamberem. Para isso, eles contam com uma língua áspera, capaz de remover a poeira e os......

Voltar para Blog