Postado em 17 de Maio às 10h31

Comportamento: seu cão sofre de ansiedade de separação?

Pets que são muito apegados a seus tutores podem sofrer de ansiedade ao ficarem sozinhos em casa. Gatos geralmente conseguem passar mais tempo sozinhos, mas os cães são os que mais demonstram dependência e isso reflete em seu comportamento.

O ?mau? comportamento, como destruição de objetos, uivos e latidos constantes e eliminação das necessidades em locais inapropriados, é um sinal de que seu amiguinho pode estar se sentindo muito estressado pela sua ausência. Em alguns casos, o cão pode inclusive apresentar inapetência (quando não come e não bebe água se não estiver na sua presença) ou, até mesmo, sinais de automutilação (quando se morde incessantemente até causar feridas).

Muitas vezes, essa dependência é estimulada pelo comportamento do próprio tutor. Se seu cão demonstra angústia ao ficar só, a mudança de alguns hábitos pode ajudar:

Evite se despedir ao sair e celebrar quando volta. O ideal ao chegar em casa é esperar que o cão se acalme e só então dar atenção a ele.

Deixe brinquedos e afins que possam entretê-lo quando estiver sozinho, assim ele se ocupa e passa menos tempo ansioso esperando pela sua volta.

Incentive que ele realize tarefas que o distraiam enquanto você está em casa, para que ele também aprenda a se sentir bem brincando sozinho.

Procure dar mais atenção e carinho quando ele estiver tranquilo e relaxado, assim ele entenderá que pode receber seu afeto sem requisitá-lo.

Em casos mais sérios, um profissional pode avaliar seu comportamento para indicar o melhor a se fazer para garantir o bem-estar do seu cãozinho.

Veja também

Como escolher um cachorro para apartamento02/04/20 Primeiro de tudo é importante saber que mesmo que algumas raças sejam mais indicadas para apartamento, o temperamento do cachorro terá grandes influências sobre o fato dele ser um bom cachorro para apartamento ou não. Portanto, quase tão importante que definir qual é a melhor raça de cachorro para apartamento, é saber qual deve ser o temperamento......
Dicas para deixar seu pet saudável no verão18/12/20 Assim como nós, os pets também precisam ter cuidados especiais com as altas temperaturas e a exposição ao sol, que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas, como doenças dermatológicas e alergias em......
Dicas para facilitar a adaptação das crianças com pets22/03 Uma casa alegre é uma casa cheia, não é mesmo? Brinquedos e conversas indicam que há uma família feliz habitando aquele lar e que memórias incríveis são construídas dia após dia. Crianças e pets são super parceiros para trazer ainda mais felicidade para......

Voltar para Blog