FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 17 de Maio de 2021 às 10h31

Comportamento: seu cão sofre de ansiedade de separação?

Pets que são muito apegados a seus tutores podem sofrer de ansiedade ao ficarem sozinhos em casa. Gatos geralmente conseguem passar mais tempo sozinhos, mas os cães são os que mais demonstram dependência e isso reflete em seu comportamento.

O ?mau? comportamento, como destruição de objetos, uivos e latidos constantes e eliminação das necessidades em locais inapropriados, é um sinal de que seu amiguinho pode estar se sentindo muito estressado pela sua ausência. Em alguns casos, o cão pode inclusive apresentar inapetência (quando não come e não bebe água se não estiver na sua presença) ou, até mesmo, sinais de automutilação (quando se morde incessantemente até causar feridas).

Muitas vezes, essa dependência é estimulada pelo comportamento do próprio tutor. Se seu cão demonstra angústia ao ficar só, a mudança de alguns hábitos pode ajudar:

Evite se despedir ao sair e celebrar quando volta. O ideal ao chegar em casa é esperar que o cão se acalme e só então dar atenção a ele.

Deixe brinquedos e afins que possam entretê-lo quando estiver sozinho, assim ele se ocupa e passa menos tempo ansioso esperando pela sua volta.

Incentive que ele realize tarefas que o distraiam enquanto você está em casa, para que ele também aprenda a se sentir bem brincando sozinho.

Procure dar mais atenção e carinho quando ele estiver tranquilo e relaxado, assim ele entenderá que pode receber seu afeto sem requisitá-lo.

Em casos mais sérios, um profissional pode avaliar seu comportamento para indicar o melhor a se fazer para garantir o bem-estar do seu cãozinho.

Veja também

ATENÇÃO!!! Gatos também podem ter problemas cardíacos. 19/09/23ATENÇÃO!!! Gatos também podem ter problemas cardíacos. Os gatos são animais conhecidos por sua independência e habilidades de caça, mas também são suscetíveis a problemas cardíacos, assim como cães e humanos. Diferentemente dos humanos, os problemas cardíacos em gatos não estão relacionados ao sedentarismo. Portanto, mesmo que seu gato seja ativo, é importante estar atento aos sinais de......
Sinais de alerta com a saúde do seu gato! 15/01Reconhecendo problemas de saúde em gatos Os felinos são animais de comportamento independente e, em muitos casos, têm dificuldade em demonstrar sinais de dor ou desconforto. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar problemas de saúde em gatos. Vamos listar alguns......

Voltar para BLOG