Postado em 17 de Maio às 10h31

Comportamento: seu cão sofre de ansiedade de separação?

Pets que são muito apegados a seus tutores podem sofrer de ansiedade ao ficarem sozinhos em casa. Gatos geralmente conseguem passar mais tempo sozinhos, mas os cães são os que mais demonstram dependência e isso reflete em seu comportamento.

O ?mau? comportamento, como destruição de objetos, uivos e latidos constantes e eliminação das necessidades em locais inapropriados, é um sinal de que seu amiguinho pode estar se sentindo muito estressado pela sua ausência. Em alguns casos, o cão pode inclusive apresentar inapetência (quando não come e não bebe água se não estiver na sua presença) ou, até mesmo, sinais de automutilação (quando se morde incessantemente até causar feridas).

Muitas vezes, essa dependência é estimulada pelo comportamento do próprio tutor. Se seu cão demonstra angústia ao ficar só, a mudança de alguns hábitos pode ajudar:

Evite se despedir ao sair e celebrar quando volta. O ideal ao chegar em casa é esperar que o cão se acalme e só então dar atenção a ele.

Deixe brinquedos e afins que possam entretê-lo quando estiver sozinho, assim ele se ocupa e passa menos tempo ansioso esperando pela sua volta.

Incentive que ele realize tarefas que o distraiam enquanto você está em casa, para que ele também aprenda a se sentir bem brincando sozinho.

Procure dar mais atenção e carinho quando ele estiver tranquilo e relaxado, assim ele entenderá que pode receber seu afeto sem requisitá-lo.

Em casos mais sérios, um profissional pode avaliar seu comportamento para indicar o melhor a se fazer para garantir o bem-estar do seu cãozinho.

Veja também

Menstruação ou cio? Entenda tudo sobre ciclo estral10/12/20  As cadelas não castradas entram no cio muita gente sabe, mas será que é possível dizer que cachorra menstrua ou ocorre algo diferente no organismo dessas amigas de quatro patas? Numa roda de amigos se você comentar que sua cachorra está menstruada, eles vão entender que você está se referindo aos sangramentos que está acontecendo com sua......
Exames de ultrassonografia em pets04/06 Por ser considerado um exame não invasivo, seguro, bastante tolerado pelos bichinhos e raramente requerer sedação ou anestesia para sua realização, o ultrassom é amplamente utilizado na área veterinária para o auxílio do diagnóstico de doenças, bem como a......

Voltar para Blog