FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 17 de Maio de 2021 às 10h31

Comportamento: seu cão sofre de ansiedade de separação?

Pets que são muito apegados a seus tutores podem sofrer de ansiedade ao ficarem sozinhos em casa. Gatos geralmente conseguem passar mais tempo sozinhos, mas os cães são os que mais demonstram dependência e isso reflete em seu comportamento.

O ?mau? comportamento, como destruição de objetos, uivos e latidos constantes e eliminação das necessidades em locais inapropriados, é um sinal de que seu amiguinho pode estar se sentindo muito estressado pela sua ausência. Em alguns casos, o cão pode inclusive apresentar inapetência (quando não come e não bebe água se não estiver na sua presença) ou, até mesmo, sinais de automutilação (quando se morde incessantemente até causar feridas).

Muitas vezes, essa dependência é estimulada pelo comportamento do próprio tutor. Se seu cão demonstra angústia ao ficar só, a mudança de alguns hábitos pode ajudar:

Evite se despedir ao sair e celebrar quando volta. O ideal ao chegar em casa é esperar que o cão se acalme e só então dar atenção a ele.

Deixe brinquedos e afins que possam entretê-lo quando estiver sozinho, assim ele se ocupa e passa menos tempo ansioso esperando pela sua volta.

Incentive que ele realize tarefas que o distraiam enquanto você está em casa, para que ele também aprenda a se sentir bem brincando sozinho.

Procure dar mais atenção e carinho quando ele estiver tranquilo e relaxado, assim ele entenderá que pode receber seu afeto sem requisitá-lo.

Em casos mais sérios, um profissional pode avaliar seu comportamento para indicar o melhor a se fazer para garantir o bem-estar do seu cãozinho.

Veja também

14.08 - Dia do cardiologista veterinário: Veja os principais problemas tratados pelo profissional16/08/21 O nosso parabéns vai para a Dra. Paula, especializada em Cardiologia! A cardiologia é uma das especialidades médicas mais famosas. Praticamente todos estão familiarizados com a importância deste profissional. O que poucos sabem, no entanto, é que os pets também sofrem com problemas cardíacos. É aí que entra o veterinário cardiologista. Esse especialista atua em conjunto com outras especialidades para prevenir e......
Leishmaniose canina02/04/20 A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença infecciosa grave provocada pelo parasita Leishmania chagasi, que é transmitido apenas através da picada de um mosquito infectado. A doença pode demorar até meses para se......
Como é realizado o procedimento de tratamento periodontal nos pets? 03/08/23Como é realizado o procedimento de tratamento periodontal nos pets? O tratamento periodontal nos pets, é um procedimento essencial para a saúde bucal deles, assim como é para os seres humanos. A doença periodontal é uma das condições mais comuns em animais de quarentena e pode......

Voltar para BLOG