Postado em 12 de Julho às 10h03

Benefícios da castração em machos

Mesmo com o avanço da medicina veterinária e das informações acerca das vantagens para o animal, muitos tutores ainda sentem dó de submeter seus amiguinhos à castração.

Mas, além de auxiliar no controle populacional de cães e gatos que, muitas vezes, infelizmente acabam sendo abandonados, a castração traz diversos benefícios para a qualidade de vida dos patudinhos.

Seu comportamento tende a ficar mais dócil, o risco de que o macho fuja de casa atrás de fêmeas no cio diminui e reduz também a demarcação de território e a agressividade com outros machos e visitas.

Para a saúde do animal, a castração evita a transmissão de doenças pelo acasalamento e ainda previne o desenvolvimento de câncer nos testículos e na próstata, no caso dos machos.

Não existe uma regra específica para quando é o melhor momento de se castrar um macho, o que depende da raça e da condição física do pet. Geralmente, após os 4 ou 5 meses de vida, se os exames pré-operatórios mostrarem que está tudo bem com a saúde do amiguinho, a castração pode ser realizada.

Aqui na Ciavet temos uma estrutura completa para a realização de exames e castração de cães e gatos, além de muito carinho durante todos os processos e o acompanhamento no pós operatório.

Ainda tem dúvidas sobre a castração? Entre em contato com a gente!

Veja também

Giardíase Canica02/04/20 O que é giárdia em cachorro? É uma infecção intestinal causada pelo protozoário giárdia lamblia, é uma zoonose, ou seja, transmissível ao homem. O cachorro adquire giárdia por contato com fezes contaminadas, ou ainda com a ingestão de água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). O cisto é a forma......
3 doenças que pets e humanos têm em comum30/03 Como seres vivos que somos, é natural que animais e pessoas apresentem doenças semelhantes, tendo cada um suas particularidades, como sintomas, diagnóstico, tratamento e recuperação. Os hábitos de vida influenciam diretamente no bem-estar e na prevenção de......
Gatos e sua bola de pelo: saiba como e por que ela se forma08/12/20  Como sabemos, os gatos são animais extremamente limpos. Acontece que, diferente dos cachorros, eles mesmos costumam cuidar da sua higiene ao se lamberem. Para isso, eles contam com uma língua áspera, capaz de remover a poeira e os......

Voltar para Blog

Fale conosco!