Postado em 12 de Julho às 10h03

Benefícios da castração em machos

Mesmo com o avanço da medicina veterinária e das informações acerca das vantagens para o animal, muitos tutores ainda sentem dó de submeter seus amiguinhos à castração.

Mas, além de auxiliar no controle populacional de cães e gatos que, muitas vezes, infelizmente acabam sendo abandonados, a castração traz diversos benefícios para a qualidade de vida dos patudinhos.

Seu comportamento tende a ficar mais dócil, o risco de que o macho fuja de casa atrás de fêmeas no cio diminui e reduz também a demarcação de território e a agressividade com outros machos e visitas.

Para a saúde do animal, a castração evita a transmissão de doenças pelo acasalamento e ainda previne o desenvolvimento de câncer nos testículos e na próstata, no caso dos machos.

Não existe uma regra específica para quando é o melhor momento de se castrar um macho, o que depende da raça e da condição física do pet. Geralmente, após os 4 ou 5 meses de vida, se os exames pré-operatórios mostrarem que está tudo bem com a saúde do amiguinho, a castração pode ser realizada.

Aqui na Ciavet temos uma estrutura completa para a realização de exames e castração de cães e gatos, além de muito carinho durante todos os processos e o acompanhamento no pós operatório.

Ainda tem dúvidas sobre a castração? Entre em contato com a gente!

Veja também

Como evitar que meu gato fuja02/04/20 Especialmente à noite, os gatos gostam de fazer excursões fora de casa por diferentes motivos, pode ser o instinto de caça ou busca de felinos do outro sexo. Estas saídas podem ser perigosas para nosso animal, por isso, neste artigo damos resposta à pergunta como evitar que meu gato fuja. Castração Muitos dos gatos que escapam e fogem de seu lar fazem-no para......
5 curiosidades sobre os salto dos gatos08/12/20  Na visão dos bichanos, o mundo é uma selva prestes a ser desbravada! Por isso, é muito comum encontramos um gato pulando por aí. Essa é uma maneira natural de nossos amigos explorarem o mundo, além de ser uma......

Voltar para Blog