FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 25 de Maio de 2021 às 17h17

Dicas de como manter a caixa de areia agradável para seu gato

Gatos são conhecidos por serem animais higiênicos, mas essa é uma particularidade que também os torna exigentes. Se seu gatinho não está usando devidamente a caixa de areia, o mais provável é que algum aspecto nela esteja o desagradando.

Entre os erros mais comuns, está o tamanho da caixa de areia, que precisa ter o espaço suficiente para que eles cavem e enterrem suas fezes ou urina para escondê-las. Isso também influencia na frequência da limpeza da caixa: os bichanos se incomodam com dejetos aparentes. Logo, se não forem retirados no mínimo uma vez ao dia, seu gato pode acabar preferindo fazer suas necessidades em outro lugar.

A quantidade de caixas de areia também é um fator importante: o indicado é ter pelo menos uma caixa a mais do que o número de gatos que convivem em um mesmo ambiente. Uma dica útil é disponibilizá-las em diferentes lugares da casa, mas evitar deixá-las próximas à comida e água, e nem em áreas muito barulhentas.

Os gatos costumam preferir areia sem cheiro, nem muito fina, nem muito espessa, mas as preferências também podem variar. Por isso, se seu gato se recusa a usar a caixa, experimente diferentes tipos de areia até descobrir a qual ele se adapta melhor.

Em alguns casos, a rejeição à caixa de areia pode estar relacionada a algum problema de saúde. Então, se mesmo com todos os cuidados, o seu gatinho ainda resistir a usá-la, o melhor é procurar ajuda veterinária.

Veja também

Exames de ultrassonografia em pets04/06/21 Por ser considerado um exame não invasivo, seguro, bastante tolerado pelos bichinhos e raramente requerer sedação ou anestesia para sua realização, o ultrassom é amplamente utilizado na área veterinária para o auxílio do diagnóstico de doenças, bem como a viabilidade fetal durante a gestação. Ele funciona por meio de uma frequência de ondas refletidas pelos órgãos internos chamadas de ecos, que são analisados......
Cuidados com cães idosos05/07/21 É, o tempo passa para todos! Até para os nossos bebês peludinhos? Ter um pet idoso é uma delícia, porque você terá todas as melhores lembranças de uma vida! Ele te deu amor, carinho, companheirismo, esteve com você em todos os momentos. E agora......
O que é doença periodontal em cães e gatos? (duplicado)03/07/23O que é doença periodontal em cães e gatos? A doença periodontal é um dos problemas mais comuns nos pets. Isso acontece por uma razão: falta de escovação. Pode parecer besteira, mas a higienização é essencial desde filhotes, para evitar que......

Voltar para BLOG