FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 16 de Dezembro de 2020 às 09h31

Cachorros e seu medo de fogos de artificios: o que fazer?

Cachorros (27)Dicas e Cuidados (36)

Tremedeira, choro, latido e agitação: é de partir o coração ver um cachorro com medo de fogos de artifício! Embora fogos marquem as mais diversas celebrações e encham os olhos com a sua beleza, muitos cães não curtem como a gente. E o que era para ser uma noite agradável, acaba sendo uma tortura para eles – e para nós também. Eis que paira no ar a dúvida: o que fazer para ajudar o cachorro com medo de fogos?

Por que cachorro tem medo de fogos?
Antes de saber o que fazer, é importante entender a raiz do problema. Assim fica até mais fácil agir adequadamente. Então, por que cachorro tem medo de fogos?
O temor do cachorro com medo de fogos é desencadeado pelo alto volume das explosões e pelo brilho das luzes. Para aqueles que tiveram pouco contato com diferentes sons, a aversão pelo desconhecido tende a ser pior ainda. Muitas vezes, esse medo começa quando ainda são filhotes.
Vale ressaltar ainda que não importa a raça, porte ou tamanho, todos eles podem se amedrontar. As principais razões que explicam por que cachorro tem medo de fogos são:

  • Barulho
  • Ameaça
  • Desconhecido
  • Gatilho de estresse
  • Genético
  • Barulho

Os cães têm ouvidos muito sensíveis, capazes de ouvir timbres inaudíveis para os humanos. Ou seja, se para nós o espetáculo já é bem barulhento, para eles é um enorme estrondo! Tamanha sensibilidade pode até causar dor no animal ou danificar a audição de um filhote.

Ameaça
Muitos cães encaram os fogos de artifício como uma ameaça por ser algo bastante ruidoso e inesperado. Por isso, alguns cachorros com medo de fogos podem ficar agressivos a fim de tentar se proteger. Já outros, tendem a fugir ou se esconder ao levar um susto.

Desconhecido
Cães que não foram expostos a diferentes ruídos quando pequenos podem desenvolver certa aversão ao desconhecido. Esse quesito esclarece diversos temores, inclusive, explica por que cachorro tem medo de fogos.

Gatilho de estresse
Para muitos cachorros com medo de fogos, o espetáculo que encanta o céu é um gatilho para crises de estresse e ansiedade. É como se eles se sentissem angustiados, presos ou desprotegidos. Aí, tremem e choram até o show acabar. Uma experiência traumática também pode deixá-los mais vulneráveis e sensíveis a esse temor.

Genético
Alguns cães possuem uma pré-disposição genética a serem mais medrosos. Para esses animais, qualquer coisa pode ser motivo para se assustarem. DNA também explica por que cachorro tem medo de fogos.

Como acalmar cachorro com medo de fogos
A primeira dica para acalmar o cachorro com medo de fogos é ficar calmo e encarar a situação numa boa. Lembre-se que eles são capazes de te sentir. Ou seja, nada de pânico ou estresse para não aumentar o temor dele. Então, abra o seu champanhe e passe a mensagem para o seu amigo de quatro patas que está tudo bem.
As suas ações também devem ser somente positivas. Diante de um cachorro com medo de fogos, qualquer ato negativo só irá piorar a situação. Por isso, não o obrigue a fazer nada que não queira e não o reprima. Permita que ele faça o que o deixa mais confortável, como se esconder, por exemplo.
Uma ótima saída para contornar a questão é entreter o cachorro com medo de fogos. Faça carinho, use brinquedos e petiscos durante a ocasião. Nessas horas, vale apelar para aquelas comidinhas especiais ou que requerem mais tempo para mastigar. Ou então, coloque o cachorro com medo de fogos em uma área segura, como um quarto ou uma sala com portas e janelas fechadas, inclusive cortinas. Isso ajudará a diminuir o barulho e o brilho da luz.

A CIAVET está a disposição para ajudar você e seu amigão!

Fonte: https://love.doghero.com.br/dicas/cachorro-com-medo-de-fogos/

Veja também

Meu pet está com pulgas e carrapatos, o que posso fazer?04/12/20  As pulgas são pequenos insetos parasitas conhecidos por sua excepcional capacidade em pular. Elas podem pular acima de 1.000 vezes seu próprio peso, 75 vezes sua própria altura e 25 vezes seu próprio comprimento. A pulga-do-gato, Ctenocephalides felis, é a espécie de pulga mais comum em cães e gatos na maioria dos lugares do mundo. As pulgas adultas vivem......
Gatos e sua bola de pelo: saiba como e por que ela se forma08/12/20  Como sabemos, os gatos são animais extremamente limpos. Acontece que, diferente dos cachorros, eles mesmos costumam cuidar da sua higiene ao se lamberem. Para isso, eles contam com uma língua áspera, capaz de remover a poeira e os......
Aprenda a como escovar os dentes do seu cachorro 21/12/20 A saúde do nosso melhor amigo sempre deve ser levada a séria. Entre os cuidados periódicos que devemos ter com nosso cãozinho está a limpeza bucal. Mesmo sendo algo importante, muitas pessoas não sabem ainda como......

Voltar para BLOG