Postado em 29 de Dezembro de 2020 às 09h31

Qual a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso?

Cachorros (26)

Pergunte a qualquer tutor de ambas as raças qual é a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso. Provavelmente ele não vai ter certeza, já que esses pets têm a aparência compacta, atarracada, e pelagem semelhante.
Isso acontece porque o Shih-tzu resulta do cruzamento do Lhasa Apso com o Pequinês, por isso, ele herdou muitas características semelhantes, completa.
Parecidos, mas não iguais! Tanto na aparência quanto no comportamento, essas duas raças possuem características particulares, sendo que conhecê-las é importante na hora de definir qual combina mais com o seu perfil. Vamos descobrir qual a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso?

Lhasa Apso: o guardião dos templos

Quem olha para o Lhasa Apso, pequeno e simpático, nem imagina que os cães da raça surgiram para ser verdadeiros cães de guarda. Isso porque esse pet é originário do Tibete, onde se acredita que ele tenha desempenhado o papel de guardião dos templos e palácios dos monges tibetanos.
Pois é! Ainda que hoje em dia eles dificilmente cumpram essa função, a verdade é que o cachorro Lhasa Apso deve muito de suas características à sua origem, especialmente no que diz respeito ao comportamento. Conheça abaixo alguns dos principais traços físicos e a personalidade do Lhasa Apso:

  • Apesar de também ser relativamente curto, o focinho do Lhasa é um pouco mais protuberante em relação ao do Shih-tzu;
  • É reservado, territorialista e muito protetor da família. Por isso, pode estranhar a presença de pessoas ou de animais desconhecidos, o que faz o pet latir muito;
  • Por ser muito independente, o Lhasa tende a não gostar muito de colo. Em compensação, costuma suportar um pouco melhor a solidão. Isso, é claro, desde que tenha sido acostumado a isso e que o tutor promova o enriquecimento ambiental, já que é muito ativo e inteligente,
  • Devido ao focinho um pouco mais comprido, apresenta menos problemas de saúde ligados à braquicefalia, como problemas respiratórios ou oculares. No entanto, têm predisposição genética a ter problemas renais

Vale lembrar que essas são apenas algumas das características mais notáveis dessa raça. E são essas características que ajudam a identificar a diferença entre Lhasa Apso e Shih-Tzu. 

Shih-tzu: um companheiro de longa data

Assim como o Lhasa Apso, o Shih-Tzu também tem sua origem na região do Tibete. Mas, da mesma forma que o Lhasa era o cão favorito dos monges tibetanos, o Shih-Tzu foi se tornar popular mesmo na China.Isso porque sua herança com o Pequinês o tornou um excelente cão de companhia para nobres e a família imperial — característica, aliás, que a raça mantém até hoje em sua personalidade, como veremos a seguir:

  • Tem focinho mais curto e achatado em relação ao do Lhasa Apso. Seus olhos também são mais redondos e saltados;
  • É muito sociável e se dá muito bem com outros animais e com pessoas de todas as idades, incluindo crianças;
  • Adora colo, carinho e companhia. Por conta dessa dependência, tende a sofrer mais com a ausência prolongada do tutor,
  • Devido ao focinho mais curto e aos olhos saltados, é propenso a problemas oculares, como úlcera de córnea, conjuntivite e lacrimejamento constante. Além disso, também tem predisposição a dermatites.

A CIAVET sempre disposta a tirar suas dúvidas! 

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/pets/diferenca-entre-shitzu-e-lhasa/

Veja também

Como tornar a viagem com meu pet mais segura14/12/20 Fazer uma viagem com o pet pode ser uma boa escolha, mas isso vai depender da maneira você vai conduzir esse momento. Estamos falando de um animal que, por mais esperto e treinado que seja, pode apresentar um comportamento inesperado diante de alguma situação de estresse. Seja de carro, de avião ou qualquer outro meio de transporte, seus animais de estimação,......
Vacinação de Cães02/04/20 A vacinação em cães é algo que todos os donos de pets devem ter em mente quando adicionam um novo amigo canino a família. Prevenindo os cachorros de doenças que vão das mais simples e corriqueiras até as......

Voltar para Blog