FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 04 de Dezembro de 2020 às 09h31

Meu pet está com pulgas e carrapatos, o que posso fazer?

Cachorros (27)Gatos (21)Dicas e Cuidados (36)

 As pulgas são pequenos insetos parasitas conhecidos por sua excepcional capacidade em pular. Elas podem pular acima de 1.000 vezes seu próprio peso, 75 vezes sua própria altura e 25 vezes seu próprio comprimento. A pulga-do-gato, Ctenocephalides felis, é a espécie de pulga mais comum em cães e gatos na maioria dos lugares do mundo. As pulgas adultas vivem permanentemente na pele e se alimentam de sangue de seus hospedeiros, mas os ovos, as larvas e as pupas vivem no ambiente e representam o verdadeiro problema na hora de acabar com elas. Cada alimentação da pulga dura em torno de 15 minutos, e ela pode sugar cerca cerca de 15 vezes seu peso corporal em sangue. Após se alimentar, a pulga acasala várias vezes por até 36 horas e passa a pôr ovos – uma pulga adulta põe em torno de 2 mil ovos durante sua vida adulta.

O ciclo de vida da Pulga
 As fêmeas depositam em torno de 50 ovos por dia, durante um período de 21 dias. Esses ovos são lisos e escorregadios e caem do corpo dos gatos, principalmente quando eles se coçam. Os ovos no ambiente eclodem num período de até 10 dias em dependência da temperatura e umidade ambientais. Após eclodirem, eles se aprofundam nos carpetes, cobertores e frestas de pisos, onde se alimentam de restos orgânicos e fezes de pulgas adultas.
 Entre 5 e 11 dias formam um casulo dentro do qual ocorre a formação da pupa. A 27°C e 80% de umidade ambiental as pupas podem se transformar em pulgas adultas em apenas 5 dias. Porém, tal fato só ocorre se houver animais ou pessoas no ambiente; caso contrário, as pulgas podem permanecer no casulo por até 140 dias. Normalmente, o ciclo de vida se completa em 3 a 4 semanas e as pulgas vivem no animal por mais de 100 dias. A partir do quarto dia se alimentando de sangue do animal, começa a colocar seus ovos. Se não interrompermos o ciclo, a infestação no animal torna-se extremamente incômoda e maléfica a sua saúde.

 Infestações severas podem causar anemia (principalmente em filhotes), alergias à picada e aqueles que sofrem de dermatite gera muita irritação e estresse para o animal. Do mesmo modo que os carrapatos, as pulgas são transmissoras de muitas doenças, por isso é importante eliminá-las e evitar que piquem nossos animais de estimação.

 Os carrapatos são pequenos aracnídeos que além de causarem grande irritação e desconforto nos animais, são carreadores de alguns parasitas que vivem no sangue do Pet (hemoparasitas). Seu controle no ambiente é difícil devido à facilidade que possuem para reproduzir e se espalharem, além da resistência a alguns produtos utilizados no seu combate. Estes ectoparasitas habitam frestas de piso e parede, forro dos canis, debaixo de móveis e outros locais. Eles desprendem-se dos cães, em qualquer fase do desenvolvimento.

 É raro um gato pegar carrapato. Como muitos passam a maior parte do tempo dentro de casa, eles não se expõem tanto ao parasito quanto os cães, que andam bastante pelas ruas, parques e praças, locais onde o carrapato circula.Outro detalhe é que os gatos se lambem e se limpam constantemente, esse hábito pode ajudar a eliminar um ou outro parasito oportunista. 

O ciclo de vida do Carrapato:
 As fêmeas adultas podem atingir até 11 mm de comprimento, possuem coloração marrom-avermelhada e os machos medem cerca de 3,5 mm e são mais escuros. É uma espécie que parasita três hospedeiros diferentes. A larva tem seis patas e após o período curto de ecdise, perde a pele e se transforma em uma ninfa como oito patas, que busca outros hospedeiros, e após fixar-se, alimenta-se por uma semana deixando-se cair novamente no chão. Caso não encontre hospedeiros, as larvas podem sobreviver até 568 dias sem se alimentar, sendo, portanto, muito resistentes. As ninfas também suportam longos períodos sem alimento, podendo sobreviver até 180 dias.
 Dependendo da umidade e temperatura, as ninfas se transformam em adultos entre duas e três semanas. Os adultos iniciam a cópula quatro dias após e sua fixação nos hospedeiros e as fêmeas se tornam ingurgitadas entre 6 e 50 dias, quando então podem abandonar os cães e começam a postura, que pode durar até 29 dias, depositando de 4.000 a 5.000 ovos cada uma. A postura é feita em frestas, debaixo de pedras, folhas secas, ou até na cobertura dos canis, já que as fêmeas podem escalar até 4 metros de altura. Em 4 dias começa a eclosão dos ovos, que, em grupo de milhares, recomeçam o processo. Os adultos são a fase mais resistente e podem sobreviver até 580 dias sem hospedeiro.
Como eliminar carrapatos e pulgas?
 Quando descobrimos uma infestação de carrapatos ou pulgas em nossos animais, apenas 5% do problema está concentrado no bichinho. Os outros 95% já estão espalhados pela casa, tapetes, roupinhas, brinquedos e caminhas dos pets. Por isso, devemos sempre tratar todo o ambiente e não apenas o cão ou gato.
 No mercado, existem vários tipos de produtos que ajudam a eliminar esses parasitas. Confira alguns tipos:
Para tratar o animal:

  • Shampoos e sabonetes antipulgas e anticarrapatos – só matam os que entram em contato com o produto na hora do banho, não possuindo um efeito prolongado.
  • Coleiras antipulgas e anticarrapatos – podem agir por semanas e, além de matar os parasitas, impedem que pulgas e carrapatos se alojem no animal.
  • Pipetas – Produtos de aplicação direta no pelo do animal e com efeito prolongado. Não recomendado para uso em filhotes.
  • Comprimidos – Oferecem um longo tempo de duração de proteção ao animal. Pulgas e carrapatos morrem logo ao morderem o animal, o que impede que eles coloquem ovos.

Para tratar o ambiente:
 ATENÇÃO! Esses produtos devem ser usados apenas no ambiente. Jamais use-os direto no animal.

  • Talco antipulgas – para ser usado no aspirador de pó.
  • Sprays, aerossóis e inseticidas – Observe se o produto é específico para eliminar pulgas e carrapatos. Siga corretamente as instruções de uso do fabricante.

Conte com a Ciavet para proteger o seu pet!


Fonte: http://www.ucbvet.com/petlovers-gatos/10/controle-ambiental-de-pulgas-e-carrapatos
https://caocidadao.com.br/como-proteger-seu-pet-de-pulgas-e-carrapatos/
https://labyes.com/pt-br/pulgas-e-carrapatos-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Veja também

Como tornar a viagem com meu pet mais segura14/12/20 Fazer uma viagem com o pet pode ser uma boa escolha, mas isso vai depender da maneira você vai conduzir esse momento. Estamos falando de um animal que, por mais esperto e treinado que seja, pode apresentar um comportamento inesperado diante de alguma situação de estresse. Seja de carro, de avião ou qualquer outro meio de transporte, seus animais de estimação,......
Como dar vermífugo para cães02/04/20 A vermifugação do seu cachorro é tão importante quanto a vacinação, pois vermes podem trazer doenças graves para ele e até para seus donos. Por isso, é preciso dar vermífugos para o seu......
Vacina da Raiva tem que tomar!02/04/20 Com uma altíssima taxa de mortalidade, a raiva é uma das zoonoses mais conhecidas, representando um perigo para os patudos e também para humanos. O contágio acontece através da mordida de um animal infectado, não......

Voltar para BLOG