FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 08 de Junho de 2021 às 17h32

Doenças cardíacas em cães e gatos

Apesar de ser mais comum em cachorros pequenos, como pinscher, poodle e yorkshire, problemas no coração afetam cães de todas as raças e tamanhos. Na maioria dos casos, essas doenças são hereditárias, mas também podem ser ocasionadas pela má alimentação e sedentarismo do pet.

Em felinos, a cardiopatia não é tão comum quanto em cachorros, mas, em casos graves, como no desenvolvimento da tromboembolia aórtica, o gato pode chegar a perder o movimento das patas traseiras e miar incessantemente de dor.

Alguns sinais clínicos podem demonstrar que o coraçãozinho do seu pet não vai bem, como:

Perda de peso progressiva;
Falta de apetite;
Tosses e espirros;
Desmaios;
Apatia;
Ofegância;
Aumento da frequência respiratória, mesmo em momentos de repouso.

Cardiopatias podem ser diagnosticadas precocemente e, apesar de a maioria delas não ter cura, podem ser tratadas antes de evoluírem, diminuindo os riscos para a saúde do animalzinho.

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas, além de ser indicado que sejam feitas avaliações frequentes, no mínimo uma vez ao ano, principalmente em pets idosos, que requerem maior cuidado e atenção.

Veja também

Qual a importância da limpeza de tártaro no meu pet?17/06/22Qual a importância da limpeza de tártaro no meu pet? É recomendando realizar a limpeza de tártaro desde o pet jovem até os mais idosos. Com o passar do tempo os pets acabam ficando com aquele cheirinho desagradável na boca. Isso acontece devido à presença de placa bacteriana nos dentes. É recomendado removê-la de tempos em tempos por meio de uma cirurgia conhecida como tratamento periodontal. As......
A importância de realizar Check-Up no seu pet! 24/08/23A importância de realizar Check-Up no seu pet! Realizar um check-up em pets é uma atitude de cuidado e responsabilidade que todo tutor de animal de estimação deve considerar. Além de garantir que seu companheiro peludo seja saudável e feliz, essa prática pode......

Voltar para BLOG